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5 Dicas para gestantes de primeira viagem

1. Faça yoga

Durante a gravidez seu corpo passará por uma variedade de transformações, por isso é possível prepará-lo para amenizar o impacto dessas mudanças e deixar os nove meses de gestão muito mais agradáveis. Mantenha-se sempre em movimento, realize atividades físicas leves como yoga, pilates, caminhada e hidroginástica; exercícios que são os mais recomendados nesse período. Mas converse com seu obstetra para saber o que é mais indicado no seu caso. O yoga, por exemplo, tem posições que ajudam a combater as náuseas e que fortalecem o colo do útero. Além disso, mantendo-se ativa, fica muito mais fácil recuperar seu peso anterior e vigor após o parto.

2. Use roupas confortáveis

Uma das mudanças que acontecem durante a gestação é o ganho de peso. Roupas que sejam muito justas podem bloquear a sua circulação, por isso, tenha atenção! Uma dica muito prática é adaptar as peças que você já tem para que possa usá-las de novo posteriormente, por exemplo, utilize faixas e extensores, ou adapte sua calça jeans com um elástico. Além disso, você pode colocar um cós novo com a ajuda de uma costureira ou fazer uma emenda lateral. De qualquer forma, o objetivo é se sentir confortável e usar roupas soltas e leves já que o corpo está em processo de mudança constante.

3. Controle a alimentação

A alimentação durante a gravidez sofre algumas alterações também. Antes de tudo, lembre-se que é preciso consultar seu médico, pois cada organismo tem necessidades diferentes. A recomendação geral é que a alimentação deve ser bem variada e colorida, a quantidade aumenta também a partir do segundo trimestre, mas não é o momento de comer tudo o que quiser e no momento que quiser. O objetivo é que nenhum nutriente ou vitamina falte para o bebê, para que ele possa se desenvolver de forma saudável. Além disso, existem alguns alimentos mais comuns que podem ajudar a acalmar o estômago como a batata, por conta do sal e amido, e a limonada, mas não abuse muito desses alimentos. O gengibre e a melancia também são uma boa opção para mamães que sentem muita náusea.

4. Beba água

É essencial manter o corpo hidratado e não podia ser diferente durante a gravidez. Recomenda-se que a quantidade de água ingerida por mulheres grávidas aumente em 300 ml além dos dois litros que são indicados normalmente. A água ajuda a melhorar a circulação e a irrigação do útero e da placenta, tudo o que está relacionado ao crescimento do seu bebê. Além disso, a água traz outros diversos benefícios para o seu corpo, como estabilizar a pressão arterial; e eliminar toxinas que aumentam o risco de infecções urinárias.

5. Mantenha a calma

Em alguns momentos podem surgir sentimentos de medo e incerteza ou ansiedade para o nascimento do bebê. Os enjoos, falta ou/e excesso de sono, mudanças de humor e outros efeitos da gravidez podem deixá-la ainda mais estressada, o que não é bom para o bebê. Mantenha-se calma, faça meditação para melhorar a sua respiração e concentração, e foque em atividades que te façam sentir bem. Dessa forma, você passará sentimentos positivos ao bebê. Tente também conversar com ele ainda na barriga falando sobre sonhos e planos para o futuro. Compartilhar seus sentimentos e buscar um equilíbrio emocional é o melhor jeito para manter a calma e criar um ambiente de amor e positividade para a chegada do bebê.

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